quarta-feira, 11 de março de 2009

O início do fim

Dizem que todo fim é, na verdade, um novo começo.

Lá estamos nós, muito bem obrigado, no útero acolhedor de nossas mães, quando não mais que de repente nos puxam pela cabeça, mandando gás carbonico aos nossos pulmões e nos apresentando nossas novas vidas. Um choque. Lá se vai a boa vida parasitária. Agora temos que chorar pra mamar, pra trocar a fralda e aguentar tudo quanto é tio e tia que vem visitar e dizer que a gente parece qualquer tataravô que já bateu as botas faz tempo. Nada é fácil no inicio.

Durante toda a vida passamos a nos acostumar com ciclos, que se iniciam quando menos esperamos e que se acabam quando mal começamos a nos acostumar com a coisa toda.

Um novo fim começa a se aproximar. Desde que assinamos a tal lauda de Diplomado começamos a dar passinhos em direção ao encerramento de mais um ciclo, fase, etapa,missão.. como queiram.
O fato é que esses 365 dias (ou menos!) nos separam das pessoas que vamos nos tornar no fim dessa caminhada. Parece que foi ontem que estávamos aprendendo a desenhar postes do ver-o-peso e as infinitas aplicações do jupati; mas as caras, as vivencias, as cagadas e experiencias nos mostram o tempo todo que um bom tempo se passou. A maioria agora já vai dirigindo p'almirante e já sente o gostinho do trabalho escravo do estagio nosso de cada dia. Agora vem aquele tal TCC, que a gente jurava que ainda demorava, e enquanto ainda jogávamos umas três fichas de bilhar e rachávamos uma Coca no 'era lá fora' ele chegou e se instalou. Ainda não sabemos se TCC se come com farinha ou se a ABNT ta de sacanagem com esse bando de normas que mudam do dia pra noite, mas a beca e o diploma só chegam quando a banca e a Rosângela assinarem na pagina que vem antes (ou é depois?) dos agradecimentos.

Há quem já esteja a meio caminho andado do seu projeto; aqueles que já tiveram sonhos e ouviram vozes ocultas a respeito de seus temas e outros que não sabem nem se passaram em Expressão Gráfica I. Seja como for, essa turma, que é uma mistura de erro no edital com completa exceção a regra do curso, já mostrou que tem 'espirito empreendedor', principalmente quando unida. Foi assim com os desenhos técnicos que não saiam, com as maquinas de quebrar coco, com os ladroes que começaram a bater ponto para nos roubarem e com (que os professores não vejam isso) as questões de prova que ninguém fazia idéia da resposta.

A gente já passou por muita coisa. Vem mais por ai. Mas a técnica da flutuação, para desvio de problemas vem sendo aperfeiçoada pela atual 4DIN1.

Ninguém duvida que esse ano vai ser longo. Ás vezes vai ser chato, vai ter dias que a gente vai querer largar tudo e fazer Direito, outros em que a gente vai querer mandar o orientador e o objeto de estudos para o 40 horas. Mas ai, é só olhar para o lado e lá vai estar um amigo, companheiro de turma, mais ferrado que você. E juntos, desse jeito que tem sido nesses três anos, a gente vai ver que a coisa acontece. Que o diploma vem, que no cruzeiro ou ali no pátio a formatura sai, que ser Designer geralmente não é ter vida de carteira assinada, e que nossa torcida não deu azar em 2006 e o Brasil ainda vai ser Hexa! Yes, we can!

Bom trabalho nesse ano para todos nós e que no fim a gente ainda dê muita risada de tudo isso!
(Escrito no início desse nosso novo fim. Aos quase designers e, principalmente, amigos que o Design trouxe)

2 comentários:

  1. Aeewwwww

    Eu lí tudo (juro). Quem diria, Mari fez um blog! realmente é uma pessoa muito comunicativa, estou gostando do seu lado escritora. hehhe

    Tenho muitas saudades da nossa galerinha da Uepa, mas realmente design n é pra mim, descobri a felicidade entre numeros e informatica, mas sinto muita falta de vcs, o grupo dos power rangers, que sempre faziam trabalho em cima da hora e para nossa surpresa, na maioria das vezes dava certo!!!

    Muito sucesso pra vc menina! vc mereçe pela pessoa maravilhosa que é!!!


    De seu amigo Jason! (soci para os uepianos do tal disaini)

    ResponderExcluir
  2. Recentemente soube que me enquadro nessa categoria aí que "o Design trouxe"...texto bonito! :)

    ResponderExcluir