segunda-feira, 9 de março de 2009

Às 10h da madrugada

Fica a dica, caso role uma nova ditadura, que acordar cedo podia ser usado como eficiente método de tortura. (que pode ser incrementado com sustos ocasionados por vendedores de frutas ou brigas de vizinhos)

Se tiver compromisso mais ou menos uns 15,20 minutos depois da hora que abriu os olhos então, ai fica ótimo! Não tem jeito, depois que inventaram esse negócio de função soneca eu comecei a chegar bem mais atrasada em qualquer coisa que marquem comigo antes das dez. Não consigo usar a coisa com moderação. De sete a treze 'sonecas' costumam funcionar pra mim, menos que isso, acredito, é mal aproveitamento da função oferecida pelo celular.

E pior que acordar tarde quando se devia ter acordado cedo é o susto e suas conseqüências. Ontem acordei atrasada. Esqueci o celular e a cara na cama. Desci pro café e minha mãe fez cara de preocupação e disse que a minha cara tava meio palida. Quando a mãe diz palida, deve-se entender como eufemismo pra morta-viva. Mas, principalmente, quando sua mãe já olha com cara de preocupação (eufemismo pra pena) é porque a situação ta pegando. Mãe sempre acha a gente bonito. Menos quando a gente esquece a cara na cama e desce com cara de testemunha oculta em reportagem de TV.
Esquecer celular, tudo bem. A gente pode dar toque do celular alheio,comprar cartão telefonico. Mas a cara, compromete. Papai tava assistindo uma matéria sobre umas fantasias de carnaval que lembravam cortes de cabelo aborigenes misturados com alguem que se enrrolou em 150 colchas de cama. Ele disse que eu convencia como parte do programa tranquilamente. E isso é sério.

Nada contra aproveitar bem as horas do dia, mas que atire a primeira pedra quem nunca acordou chamando urubu de meu louro depois da 13,14 horas de sono. Meu pai é do time que acha que depois das 7 já se perdeu metade do dia. Não sei que conta é essa. Meu dia tem 24 horas e se eu não dormir 8 ele não rende nem duas e meia.

Não é como se eu tivesse verme, só pensase em dormir. Eu sou uma pessoa ativa, até demais inclusive. Mas não da pra negar, sempre tem cientistas estrangeiros (que trabalham a bessa, eu imagino) publicando coisas sobre os beneficios do sono. Emagrece, faz bem pra pele e a gente até cresce! Todo mundo devia ter o direito de dormir bem e o suficiente pra acordar com a cara pregada ao resto do corpo.

Mas, como dormir cedo é bem raro depois que esse tal de TCC chegou na minha vida e acordar tarde se torna bem complicado quando se usa transporte coletivo público nesta cidade, restam as alternativas para completar antes do meio dia as 8 horas de sono. Se morar longe do trabalho dá pra garantir pelo menos uns 20 minutinhos de cochilo no coletivo. Só não pode ter muito pudor, porque qualquer curva mais acentuada ou freiada brusca você pode parar no colo da senhora, emo ou vendedor de caneta e adesivos ao lado. E nem isso de ter vergonha de roncar ou babar na frente de desconhecidos completos. (eles nem sabem seu nome, no máximo pegam onibus contigo todo dia.)
E ah.. os que estudam.. como têm sorte aqueles que vão para a escola pela manha! Ainda não experimentei nenhum momento de sono melhor do que aqueles, em que ouvindo a voz arrastada da professora falando sobre a era vargas ou o neoliberalismo, sentados com a mao no queixo na frente dela e lutando para deixar os olhos abertos, conseguimos dar uma boa dormidinha e até sonhar. São os 5 minutos mais longos e revitalizantes que alguem pode vivenciar!


Fantasia inspirada em mim quando acordo assustada e atrasada. Tambem te amo,pai.

2 comentários:

  1. Pode deixar, Mari. Gracias pela preocupação, mas tenho vontade de dar a bunda tanto quanto me abraçar com casas de marinbondos. Puxa, outro dia isso aqui tava esverdeado, agora tem um banner gigante e supimpa! bem bonito. Ceará que tu és a Mari Jares, outrora desenha por eu? hahaha. eu nunca usei a função soneca. é porque eu lembro daquele anão da branca de neve. um beijo e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. "caso role uma nova ditadura, que acordar cedo podia ser usado como eficiente método de tortura"

    mais do que aprovado! =P

    teve um tempo q pra mim, 11h ainda era madrugada.. heehe

    adorei o texto, mari!! bjos!
    renatinha

    ResponderExcluir